Curiosidades


*Irlanda é uma das Ilhas Britânicas e a terceira maior ilha da Europa, situada no oceano Atlântico, que está politicamente dividida entre a República da Irlanda (oficialmente denominada Irlanda), um Estado que cobre cinco sextos (cerca de 85%) da ilha, e a Irlanda do Norte, parte do Reino Unido, que configura a sexta parte mais a nordeste da ilha.

*A população da ilha é de aproximadamente 6,3 milhões de habitantes; 4,5 milhões na República da Irlanda e 1,8 milhão na Irlanda do Norte

*Éire é o nome em irlandês que se refere tanto à ilha da Irlanda quanto à República da Irlanda. Ele vem da deusa Ériu, que teria ajudado os gaélicos, de acordo com a mitologia céltica, a conquistar a Irlanda, e é uma das três rainhas dos Tuatha Dé Danann. O nome Éire aparece em moedas, selos postais, passaportes e outros documentos oficiais desde 1937.

*Aqui tem 2 línguas oficiais, o gaélico e o inglês, apesar de poucas pessoas falarem o gaélico, ela é ensinada nas escolas e todas as placas são escritas nos dois idiomas.

* Aqui se dirige do lado direito, igual na Inglaterra, por isso tem que tomar muito cuidado para atravessar a rua, sempre tem um povo olhando para um lado e na verdade o carro vem do outro.

* Saint Patrick's Day (em gaélico: Lá ’le Pádraig or Lá Fhéile Pádraig), é a festa anual que celebra São Patrício, um dos padroeiros da Irlanda, e é normalmente comemorado no dia 17 de Março. Essa data é normalmente mantida pela autoridade da Igreja. As pessoas vestem-se de trajes verdes, saindo as ruas em uma longa caminhada festiva.
O primeiro "Saint Patrick's Festival" foi realizado no dia 17 de Março de 1996. No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração da cerveja. Tornou-se um feriado público no ano de 1903.

*Aqui não tem barata, também não tem cobras. Diz a lenda que Saint Patrick, padroeiro do país, expulsou todas as cobras da ilha e elas nunca mais voltaram, mas é possivel que não tenha devido ao clima.

*O ônibus aqui só se paga com moedas não tem cobrador, procure colocar o valor exato se não vai receber um papel como troco depois terá q ir trocar

* Nos pub ou nightclubs não tem cartao de consumação, nos pubs você paga antes de consumir.

*Aqui a pontualidade e uma vantagem, pode confiar se esta marcando que o luas por exemplo vai passar daqui 2 min.

*Aqui beber e dirigir e levado muito a serio, por isso existem milhares de táxis pela cidade e quando termina o funcionamento dos ônibus, entra em linha o Night Link, com um preço de 5 Euros

*Esses dias entrei no site para ver sobre os shows que vão ter por aqui e fiquei espantada com a antecedência que eles vendem o ingresso, quase 1 ano, afff ate la tem tanta coisa pra acontecer q não tem mais graça ir no show.

* Aqui tem muito castelo, um mais lindo que o outro no total são República da Irlanda – 345 castelos incluindo ruínas.

* No Bank of Ireland quando você vai depositar um cheque eles tiram uma copia e te entregam na hora como um compravante.

* Em alguns supermercados há caixas self service, apenas máquinas,onde o cliente passa as comprar, paga, pega a nota fiscal, empacota e vai embora.

*Os banheiros não têm ralo, nem tem tomada e se acende a luz do lado de fora do banheiro.

*Nas fármacias não se pode comprar remédios sem receita, para isso há médicos de plantão em algumas farmácias e cobram 50 Euros a consulta.

*Aqui sacolinha não é distribuída no supermercado, você paga por ela, ou faz como muitos, leva a sacolinha para o supermercado, mas é normal ver as pessoas carregando tudo nas mão, papel higiênico, comida, tudo.

*Lixo também é seletivo, vai da consciência de casa um, muitos separam e outros não, e se você mora em casa tem que pagar por selos e etiquetar o seu lixo, já pra quem mora em prédio na maioria não paga.

*Falando em prédio aqui não pagamos condomínio, o preço pelos serviços já esta incluso no aluguel, pagamos apenas a energia e a Internet, também não pagamos agua, só as grandes empregas pagam pela água.

*Dublin é dividida pelo rio Liffey. Ao norte do rio, os códigos postais são ímpares (exemplo, Dublin 1, Dublin 3...) e ao sul, são os números pares.

*Assim como no Brasil, é proibido fumar no interior dos Pubs ou nightclubs.

*Feijão aqui é servido no café da manhã, com um sabor um pouco adocicado. Esse é o tradicional Irish breakfast, com linguiça, bacon, ovos, bem calorico.

*A maioria das casas são iguais, estilo georgiano, o que as diferenciam são as cores das portas.

*Você pode sacar dinheiro de qualquer dinheiro caixa eletronico, mesmo não sendo o seu banco, e você não paga taxa por isso.


Essas foram um pouco das curiosidades encontradas em alguns sites, blogs, e percebidas no dia dia mesmo.